quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Músicas que marcaram : Capítulo Um - Don´t Stop Believin´ - Journey


Nesta série pretendo falar de músicas importantes que passaram pela minha vida e a de muitos amantes da música em geral. Talvez a lista apresentada não seja nenhuma surpresa , já que o meu gosto pessoal geralmente vai ao encontro normal de quem gosta de classic rock e metal tradicional. Com certeza algumas músicas nacionais também serão lembradas. Dificilmente leio textos que falam especificamente sobre músicas isoladamente, então o tema passou a ser interessante. De alguma maneira é uma forma de recordar de alguma coisa. A ligação com suas memórias do passado e o seu link com o presente e talvez o futuro. É o famoso "teste do tempo".Quando gostamos de uma música, podemos traduzir que ela o conquistou por uma série de fatores. Eles podem simplesmente passar despercebidos, mas com o passar do tempo e a sua "imortalidade", a sua continuidade na memória, você poderá distinguir que alguns fatores são primordiais. Melodia, harmonia, timbres, letras, ritmos. Tudo isso fica no seu consciente. A opinião que expresso aqui é totalmente particular e parte do suposto que a soma dos fatores acima conseguiu te "prender" e ativou alguma parte do seu sentimento. De alguma forma quando você ouve "aquela" música está sentindo alguma "coisa", ou seja ela "toca" o seu "sentimento".
Don´t Stop Believin´ foi a primeira música do disco Escape. Lançado em 1981 pela banda Journey foi um sucesso comercial no mundo todo. Aqui no Brasil fez parte de uma campanha de comerciais de uma grande marca de cigarros, provavelmente durante o ano de 1982/1983. Iniciando com uma sequência de acordes no piano de Jonathan Cain, acompanhado pelo baixo de Ross Valory e a voz de Steve Perry , a história da "garota do interior e do garoto crescido ao sul de Detroit" que tomam o "trem da meia noite sem destino certo" vai ao encontro do "sonho americano", a busca pela emoção, pelo destino melhor e maior. Logo em seguida a guitarra de Neal Schon e a bateria de Steve Smith imprimem um outra figura a música, embalando a jornada por imagens da noite que com certeza todos nós já passamos. "Estranhos subindo e descendo a rua.Pessoas paradas nas ruas vivendo apenas para encontrar emoção. Alguns ganharão e outros perderão. Trabalhando duro para ter o que quer, é assim sem parar." Quem não passou por isso? Continuando no crescendo a música chega ao ápice no refrão, que diferentemente de outras canções fica no final da música. "Não pare de acreditar". A mensagem é positiva, a busca e a esperança de chegar lá, em algum lugar melhor. Os arranjos parecem fáceis mas algumas pegadinhas estão presentes. Já vi muita gente tocando errado esta música. O que posso falar é que ela é "atemporal", faz parte do Olimpo dos clássicos reunindo todos os quesitos descritos na primeira parte do texto; melodia, harmonia, letra, ritmo. O sentimento que proporciona depende da individualidade de cada um. No meu caso é uma canção obrigatória em todos os shows da minha banda de covers Riffmaker. Nós a tocamos como se fosse uma música da própria banda, fazendo uma reverência a sua importância histórica e a tudo que representa. Que assim seja, eu continuo acreditando.

Don´t Stop Believin´
(Steve Perry, Jonatham Cain, Neal Schon) - Journey - Escape - 1981

Just a small town girl
Livin`in a lonely world
She took the midnight train going anywhere
Just a city boy
Born and raised in South Detroit
He took the midnight train going anywhere

A singer in a smoky room
The Smell of wine and cheap perfume
For a smile they can share the night
It goes on and on and on

Strangers waiting
Up and down the boulevard
Their shadows searching in the light
Streetlights people
Living just find emotion
Hiding somewhere in the night
Working hard to get my fill
Everybody wants a thrill
Payin`anything to roll the dice
Just one more time

Some will win, some will lose
Some were born to sing the blues
Oh, the movies nevers ends
It goes on ad on and on

Don´t stop believin´
Hold on to teh feelin´
Streetslights people



3 comentários:

  1. Sensacional, inclusive ela faz parte da trilha sonora do filme " monster" que deu o oscar de melhor atriz a Charlize Theron, tem uma cena maravilhosa no filme com a Cristina Ricci ambas em um rink de patinação no gelo.

    ResponderExcluir
  2. Super Clássico!!!
    E o vocal do Steve Perry é show!!!

    Valeu Nando!

    ResponderExcluir
  3. Grande clássico na minha trajetória musical também! Grande honra poder interpretar essa Obra de Arte ao lado dos Melhores: Riffmaker https://www.youtube.com/watch?v=31fMfrfdOOw .
    Excelente texto, Nando! Valeu!

    ResponderExcluir